Datas e horários
10/08/2020 segunda-feira – aula 1 | 20h — 22h* |
12/08/2020 quarta-feira – aula 2 | 20h — 22h |
17/08/2020 segunda-feira – aula 3 | 20h — 22h |
19/08/2020 quarta-feira – aula 4 | 20h — 22h |
23/08/2020 domingo – aula extra (free!) | 14h … |
24/08/2020 segunda-feira – aula 5 | 20h — 22h |
26/08/2020 quarta-feira – aula 6 | 20h — 22h |
31/08/2020 segunda-feira – aula 7 | 20h — 22h |
02/09/2020 quarta-feira – aula 8 | 20h — 22h |
06/09/2020 domingo – aula extra (free!) | 14h … |
07/09/2020 segunda-feira – aula 9 | 20h — 22h |
09/09/2020 quarta-feira – aula 10 | 20h — 22h |
14/09/2020 segunda-feira – aula 11 | 20h — 22h |
16/09/2020 quarta-feira – aula 12 | 20h — 22h |
20/09/2020 domingo – aula extra (free!) | 14h … |
Você sente um mal-estar civilizatório que marca nosso tempo de vida? Uma confluência mundial de questões sociais e econômicas mal resolvidas que nos pressionam a agir com mais consciência para reduzir dificuldades para nós mesmos e para evitar que sejamos a geração que viu o desastre de perto e nada fez, deixando uma herança maldita para nossos amados sucessores?
Distribuição de renda, preservação do meio ambiente, direitos humanos para todos os humanos, valorização da ciência, promoção da arte e da cultura, liberdade de religião para alimentar a dimensão espiritual da vida.
Cada país desenvolvido acumulou, ao longo dos últimos 4 ou 5 séculos, maiores ou menores débitos em cada um desses temas. Outros, menos desenvolvidos, pouco puderam fazer além de ficar expostos às consequências. E tudo parece estar prestes a explodir a partir de agora, inclusive dentro dos desenvolvidos. Será que vai?
A Sangha Urbana, criada em 2020 para oferecer qualidade de vida e bem estar, traz para você o curso on-line História da Contracultura. A perspectiva histórica nos auxilia a entender melhor o momento de nossa vida coletiva. A compreensão nos ajuda a enfrentar positivamente as dificuldades e, principalmente, a tomar posição ativa, clara, consciente. Mesmo que seja nos menores gestos. Toda ação importa.
Organizado e apresentado pelo filósofo e mestre em Estudos da Linguagem Dodô Azevedo, o curso História da Contracultura, em sua 4ª edição, é um panorama dos movimentos culturais que romperam com a conjuntura instituída de suas épocas. De Prometeu aos blackblocs, passando pelas vanguardas modernistas, os beatniks, os hippies, os tropicalistas, os punks e movimentos contemporâneos.
As aulas serão lindas. Serão 12 aulas on-line lindas de cerca de 2 horas via live do Instagram. E serão lindamente temperadas e enriquecidas com o apoio de uma seleção de filmes, músicas e depoimentos, além de palestras e conversas com especialistas e artistas convidados.
Dodô organizou, ainda, uma coleção de materiais de apoio – bibliografia, filmes, discos – que ele vai indicando ao longo do curso para que você faça consulta posterior e dê continuidade individual ao curso.
O sentimento de impotência asfixiante que nos invade nesses tempos difíceis pode ser mais que atenuado. Pode ser revertido diante da apreciação do processo histórico. Vamos observar que há, sim, evolução na forma como nos organizamos para viver em sociedade e superar nossos conflitos. E as imposições que subjugam uns muitos para benefício de outros poucos tendem a ser cada vez mais regular e conscientemente combatidas e superadas.
Nosso objetivo é auxiliar você, por meio de referências históricas, a compreender melhor o contexto do conflito sócio-político que se espalhou pelo mundo. E a se posicionar e atuar nos seus desafios profissionais, pessoais e familiares com mais propriedade e segurança.
E esse auxílio vai estimular você a refletir embalado com arte, música e literatura.
“Serão aulas-espetáculo, para iniciantes e iniciados, sobre a história geral do inconformismo. Vamos examinar os desdobramentos políticos, sociais e artísticos desses movimentos e debater temas como o feminismo, o lugar de fala e questões de representatividade”, conta Dodô.
Não perca esta oportunidade! Faça sua inscrição e garanta sua vaga!
E sigamos em frente firmes na construção de uma vida coletiva produtiva, equilibrada, justa, solidária e inspiradora.
Marcus Mannarino
Conteúdo
AULA 1 – Pré-História da Contracultura. Abraão e Prometeu – Rebeldes contraculturais míticos; Prometeu, o deus hacker. Antiprometéicos X novos prometéicos. Abraão e os primeiros exilados. Outras mitologias contraculturais.
AULA 2 – Sócrates, contracultura socrática e invenção do politicamente incorreto. O Taoísmo na contracultura. A contracultura Zen. A contracultura Sufi.
AULA 3 – Contracultura, Idade Média, trovadores e o espírito Herético da Provença. O iluminismo. Emerson, Thoreau e Walt Whitman: os transcendentalistas norte-americanos.
AULA 4 – Contracultura francesa, de 1900 a 1940. Arthur Rimbaud, o primeiro beatnik francês. A fratura literária de James Joyce. Cubismo e vanguarda no pré-guerra. Dadaísmo e vanguarda no pós-guerra.
AULA 5 – Cultura Beatnik no pós-guerra. O jazz americano e a contracultura. Literatura e história beat. On The Road, a gênese. Os poetas beatniks. Os hipsters. Os hippies. Ken Kinsey, revolução sexual e rock and roll. San Francisco e Swinging London. Direitos civis e caldeirão Norte Americano: Martin Luther King, Malcom X e Panteras Negras.
AULA 6 – No intenso agora: Maio de 1968 na França. Construção e desconstrução histórica do movimento que transformou o mundo. Causas, consequências e balanço completo do evento que comemoramos 50 anos em 2018.
AULA 7 – Desapontamento e niilismo nos anos 70. Punk Nova York e Punk Londrino. A queda de Nixon. A ascensão da música pop andrógina. Questões de gênero e representação. Feminismo e raça. De riot girrrrls a Angela Davis.
AULA 8 – Contracultura no Brasil I: Ventos modernistas no início do século XX. Modernismo, Oswald de Andrade, Tarsila e Villa Lobos. Caminhando contra o vento. 1968. A explosão da contracultura durante o regime militar. Os movimentos musicais, a explosão nas artes plásticas, no teatro e no cinema. Glauber, Caetano, Teatro Oficina, Tropicalismo e pós-antropofagia.
AULA 9 – Contracultura no Brasil II: Contracultura no século XXI. Lugares de fala: Movimento feminista, movimento negro e Black Blocs. Movimentos culturais de periferia se transformam na nova contracultura.
AULA 10 – Contracultura no Brasil III: Contracultura e mídias. Novas mídias e a mobilização do digital. A ascensão autônoma da cultura das periferias. Mapeamento de movimentos periféricos contemporâneos. A contracultura do Slam.
AULA 11 – Contracultura digital. Internet, hackers, crackers, deep web, smartdrugs seu impacto na literatura, artes plásticas e movimentos políticos e organizações não governamentais contemporâneas.
AULA 12 – Hoje; A contracultura ainda é contra? O que é ser contracultural no século XXI? Quais são as pautas dos movimentos contraculturais, no Brasil e no mundo? Brasil: ação política e novas mídias. A ascensão do pensamento conservador e a necessidade de uma nova contracultura.
AULAS EXTRA – A cada 4 aulas serão oferecidas aulas extras, gratuitas, para tirar dúvidas. Sempre aos domingos. Com duração de … bom, máxima de 4 horas.
Prof. Dodô Azevedo
Jornalista e professor
O curso História da Contracultura será oferecido a você pela Sangha Urbana em formato on-line, ao vivo, com transmissão pela live do Instagram. O acesso é exclusivo para alunos inscritos.
Serão oferecidas duas aulas semanais, com cerca de 2h de duração.
Todas as aulas poderão ser assistidas ao vivo no horário programado. E poderão, também, ser vistas posteriormente, em qualquer horário, por um prazo de até 2 meses.
A cada quatro aulas, sempre aos domingos, será oferecida uma aula extra – total de 3 aulas extras – dedicadas à interação com o professor.
A forma de pagamento do curso é por cartão de débito ou crédito – à vista ou parcelado em até 3 (três) vezes sem juros.
Para efetuar o pagamento, você receberá um link direto com a Cielo – assim, os dados de seu cartão serão processados diretamente pela Cielo. É mais seguro para você.
Solicite agora mesmo sua inscrição! Envie o pedido para o email
Ao se inscrever você estará contribuindo para a oferta de bolsas! Inscreva-se e divulgue!
Serão oferecidas bolsas integrais para ampliar o alcance do curso. A quantidade de bolsas será equivalente a 10% dos alunos inscritos regularmente. Interessados nas bolsas devem enviar mensagem para o email de inscrição com o título: Solicitação de bolsa
As bolsas serão distribuídas conforme a ordem de chegada dos pedidos. Estão habilitados a solicitar bolsas (a verdade está em você):
– negres
– mães solo
1 pessoa
- Pagamento por cartão de débito: Visa ou Mastercard
- Pagamento por cartão de crédito à vista ou parcelado em até 3 (três) vezes sem juros: Visa, Mastercard, Amex, Di.ners ou Elo.