Então você acha estranha a ideia de viver um retiro de yoga urbano?

Uma programação intensa, como não poderia deixar de ser, de práticas de asanas, meditação, pranayamas, estudo de Vedanta e kirtan.

Os horários livres podem ser dedicados à visita a exposições culturais. Essa é uma experiência incomum em retiros de yoga.

Alimentação vegana, deliciosa, preparada exclusivamente para o retiro.

Tudo isso acontecendo em um lindo prédio colonial de 1927, patrimônio histórico do Rio de Janeiro. Um edifício recortado por várias e amplas janelas, que deixam os ambientes claros e arejados.

Um grupo pequeno, de no máximo 12 participantes, para garantir um distanciamento adequado – tanto nas acomodações quanto nas práticas – aos tempos de pandemia.

O Meio Ambiente presente na teoria – com palestras sobre a Mata Atlântica – e na prática –  com ação de plantio de mudas nativas no Morro da Urca.

Uma experiência poderosa de estudo, prática e vivência. Aprofundamento da consciência pessoal e sensibilização da consciência social.

O Retiro Urbano SEMEAR – Yoga & Meio Ambiente é assim.

As mudanças necessárias para reverter a  emergência climática são profundas. Começam no indivíduo, na forma como ele se relaciona consigo mesmo, com o mundo, com a vida. Nem todos estão disponíveis para empreender tais mudanças. Quem está, precisa se preparar e se fortalecer.

O Retiro Urbano SEMEAR – Yoga & Meio Ambiente é para pessoas assim.

Concebido pela Sangha Urbana para te proporcionar uma experiência transformadora e alinhada com o seu tempo. Com o nosso tempo.

 

Retiro Urbano SEMEAR – Yoga & Meio Ambiente

A Sangha Urbana traz para você o Retiro Urbano SEMEAR – Yoga & Meio Ambiente. Um retiro de yoga urbano com uma proposta exclusiva:

  • programação de Yoga: práticas de asanas, meditação, pranayamas, estudo de textos védicos e kirtan, conduzidos para alunos pouco ou mais experientes por professores experientes, cujo trabalho é alinhado com a tradição do Yoga;
  • sensibilização e ativismo ambiental: programação com palestras sobre Mata Atlântica e uma atividade in-loco de plantio de espécies nativas no Morro da Urca;
  • experiência cultural: a localização privilegiada da Sangha Urbana permite o uso do horário livre para visita – sugerimos que seja feita em silêncio – a uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), ao Museu de Arte do Rio (MAR) ou ao Museu do Amanhã. Uma experiência única!
  • apreciação do ensino da BhagavadGita: o Retiro Urbano SEMEAR te proporciona viver um retiro de yoga dentro do perímetro urbano e, assim, vivenciar um aspecto do que Krsna ensina a Arjuna, na Bhagavadgita, a respeito da real natureza do ser. Nosso estado de realização e paz já é, não depende de “quandos”, nem de “ondes”. Vamos realizar esse entendimento em pleno Centro do Rio. Após a conclusão do evento, o retorno à sua casa, posteriormente, tende a ser menos “doloroso”.
  • projeção coerente do individual para o coletivo: propomos a atividade ambiental como a materialização da intenção de transformação na forma como nos relacionamos conosco, com o próximo e com o meio ambiente. Ela reforça nosso foco em manter atenção plena à qualidade de nossas relações. Plante essa árvore em você.
  • prática do turismo consciente: a atividade ambiental, em meio ao contexto do yoga, empresta ao seu pacote um significado que vai além do consumo do turismo tradicional. Crie uma relação diferente com seu destino, com a cidade do Rio de Janeiro. Você vai deixar sua semente aqui. Você vai gerar uma energia especial em pleno Porto Maravilha. Você vai colaborar para a projeção de uma nova imagem do Rio de Janeiro para o país e para o exterior. Sua história vai inspirar outros.
  • em função da pandemia, grupos ainda mais exclusivos, de até 12 pessoas usando máscaras, mantendo distanciamento e com comprovação de vacinação – pelo menos a primeira dose.

O que você está esperando para ter esssa vivência pessoal, conectada ao mundo a partir da cidade do Rio de Janeiro?

Mesmo que você seja um carioca, o que você está esperando? Uma opção para participar do retiro sem pernoite? Pois não precisa esperar, ela já existe.

 

Preencha agora o cadastro para receber mais informações e garantir sua vaga!

https://forms.gle/PCrhrafDiZeL4df3A

 

 

Professores
Profª Carolina Rocha

Profª Carolina Rocha

Profa. de Yoga e Meditação

Professores
Prof. Marcus Mannarino

Prof. Marcus Mannarino

Prof. de Meditação

Parceiros
Prof. Henrique Castro

Prof. Henrique Castro

Prof. de Vedanta

Discípulo de Gloria Arieira, Swami Dayananda Saraswati e Swami Sadatmananda Saraswati. Começou o estudo de Vedanta em 2009 no Centro de Estudos Vidya-Mandir, com a professora Gloria Arieira. Bacharel em Filosofia pela UFF/2015. Completou o curso residencial de longa duração em Vedanta e Sânscrito no Arsha Vidya Gurukulam, Anaikkati, na Índia de 2015 a 2017, sob a orientação do Swami Sadatmananda Saraswati.

Durante o período teve oportunidade de visitar vários templos tradicionais no sul da Índia, e aprender com outros grandes professores como Swami Paramarthananda Saraswati, Swami Viditatmananda Saraswati, Swami Sakshatkrtananda Saraswati e Swami Shankarananda Saraswati.

Desde seu retorno ao Brasil, se dedica ao ensino de Vedanta e a tradução de textos tradicionais para o português, integrando a equipe de professores do Vidya-Mandir.

Profa. Amanda Narcizo

Profa. Amanda Narcizo

Bióloga

Amante da natureza desde criança, bióloga e professora por profissão. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Atualmente se dedica em seu doutorado ao estudo da restauração ecológica de florestas tropicais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Instituto Ecoflora

Instituto Ecoflora

Atividades Ambientais

O Projeto Pão de Açúcar Verde promove desde 2002 a recuperação ambiental na face leste do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Em 2018 o projeto amadureceu e dessa semente nasceu o Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais. O esforço do trabalho voluntário feito com amor se consolida agora em uma instituição que cresce com desafios maiores.

Sávio Teixeira, diretor-presidente e fundador do Instituto Ecoflora, é Ambientalista, ganhou Diploma Honra ao Mérito “Parceiro Ambiental” (Prefeitura do Rio 2012); Moção de Aplauso (Câmara Municipal do Rio de Janeiro 2019); Mosquetão de Ouro “Montanhismo e Ação Local” (FEMERJ 2018). Funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Instagram @institutoecoflora

Kirtan
Luís Militão

Luís Militão

músico

Luís Militão é músico e instrutor de yoga. Como músico é autodidata . Começou a praticar yoga com 26 anos e se formou como instrutor em 2009 pela Aliança do Yoga com o Prof. Pedro Kupfer. Tem a música como religião e a yoga como paixão
Chaya - Paula Ritter

Chaya - Paula Ritter

Chef vegana

O Chaya nasceu da paixão da chef Paula Ritter pela alimentação saudável e do desejo genuíno de contribuir ativamente para consolidação de um estilo de vida coletivo mais consciente, e que incentiva e valoriza um ecossistema integrado que vai desde a produção – com opção pela  agricultura orgânica familiar e o pequeno produtor; distribuição, preparo – priorização de alimentos da estação, sazonais, mais ricos em sabor e mais nutritivos;  e consumo de alimentos veganos, e livres de qualquer tipo de danos aos animais e ao meio ambiente.

Paula vai nos oferecer refeições saborosas e preparadas com todo o carinho, cuidado e afeto que compartilhamos em cada etapa do processo.

Instagram @chaya.vegano

 

A programação abaixo ainda está sujeita a ajustes.

D-1 Sexta-feira 29/10/2021 (checkin a partir das 18h)
Roda de conversa / mandala / jantar – Chaya Vegano
D1 – Sábado 30/10/21
7:30 prática asana profa. Carolina Rocha
9h pranayama / meditação profa. Carolina Rocha
10h café-da-manhã Sangha Urbana
11:30 aula Vedanta prof. Henrique Castro
13h almoço Chaya Vegano
14:30 horário livre Sugestão: visita  ao Museu do Amanhã, ao Museu de Arte do Rio (MAR), ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), colorir mandala, caminhada no Boulevard Olímpico, leitura…
17h:30 roda de trocas
19h meditação prof. Marcus Mannarino
20:30 jantar Chaya Vegano
22h descanso
D2 – Domingo 31/10/21
7:30 prática asana profa. Carolina Rocha
9h pranayama / meditação profa. Carolina Rocha
10h café-da-manhã Sangha Urbana
11:30 aula Vedanta prof. Henrique Castro
13h almoço Chaya Vegano
15h horário livre Sugestão: visita  ao Museu do Amanhã, ao Museu de Arte do Rio (MAR), ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), colorir mandala, caminhada no Boulevard Olímpico, leitura…
18h palestra meio ambiente Profa. Amanda
19h meditação Prof. Marcus Mannarino
20h jantar Chaya Vegano
21:30 kirtan Luís Militão
22:30 descanso
D3 – Segunda-feira 01/11/2021
7:30 prática asana profa. Carolina Rocha
9h pranayama / meditação profa. Carolina Rocha
10h café-da-manhã Sangha Urbana
11:30 aula Vedanta prof. Henrique Castro
13h almoço Chaya Vegano
15h horário livre Sugestão: visita  ao Museu do Amanhã, ao Museu de Arte do Rio (MAR), ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), colorir mandala, caminhada no Boulevard Olímpico, leitura…
18h palestra meio ambiente Profa. Amanda
19h meditação Prof. Marcus Mannarino
20h jantar Chaya Vegano
D4 – Terça-feira 02/11/2021 – o dia da ação de plantio pode vir a ser antecipado conforme a previsão meteorológica. Se isso acontecer, possivelmente teremos de ajustar a programação. 
6:30 meditação prof. Marcus Mannarino
7h café-da-manhã Sangha Urbana
8h partida para ação ambiental
9h ação plantio Instituto Ecoflora
12:30 retorno
14:30 almoço Chaya Vegano
16:30 encerramento

 

%d blogueiros gostam disto: